MEDITAÇÃO

COMO COMEÇAR A MEDITAR

Antes da sua meditação, deve-se sentar ou deitar o mais confortável e relaxadamente possível, com as costas direitas, sem qualquer tensão no corpo e com os olhos fechados - este cerrar de olhos, tem a ver com o facto de nos voltarmos para o nosso misterioso mundo interior, não ficando a mente atenta ao que se passa, às imagens ao seu redor e consequentemente, desviando o meditador da meditação.

Um incenso suave e uma música muito harmoniosa, baixa e desprovida de letra, poderão ser bons ajudantes, para que a sua meditação aconteça da melhor forma, contudo, com o tempo, aperceber-se-á de que o silêncio é o ambiente mais favorável à meditação. Certifique-se também de que não será incomodado, por exemplo, pelo tocar inoportuno do seu telemóvel.

Uma vez conseguido um ambiente de serenidade, pode-se então utilizar uma das muitas técnicas de meditação existentes. Para começar, pode por exemplo utilizar uma antiga técnica tibetana de murmurar. A cada expiração, com os lábios cerrados, produza um "mmmhh" audível e suave; em poucos minutos sentir-se-á sereno e tranquilo.

Não se preocupe se a sua mente continuar a saltar de pensamento para pensamento. Você não vai conseguir parar a mente, mas ela, pode parar sozinha e nesse instante, acontece um indiscritível estado de benção. Simplesmente continue a murmurar e observe o tráfego da mente.

Faça esta pequenina meditação durante, pelo menos, 30 minutos e alongue este tempo nos dias seguintes conforme desejar. Os resultados irão surpreendê-lo, mas não esqueça: é preciso paciência e trabalho.

Boa meditação.

separa.gif (1890 bytes)

Voltar à página inicial da meditação | Voltar à homepage

Data de Criação: 09-10-1999
Útima actualização: 16-05-2003